07 setembro 2023

Escreva um diário

Não é de hoje que mantenho o exercício da escrita em um diário virtual. Iniciei escrevendo numa caderneta. Tempos depois, passei a escrever num documento de word e guardava no computador que eu utilizava diariamente. Mais recentemente, com a facilidade do mundo digital, passei a escrever em um documento do Google Docs. Hoje, registro meus dias numa nota do Google Keep. É muito mais prático e está sempre comigo no meu celular.

O que eu registro nele? Bem, praticamente tudo. Escrevo sobre meu dia, registro históricamente todos os meus passos - gosto dessa ideia de registro histórico, algo que um dia alguém vá ler e saber como vivi meus dias.

Gosto de deixar lá também como me senti em determinadas situações. Isso me ajuda a saber como lidar com elas e, principalmente, como não sofrer por antecipação - algo que tenho uma sincera predileção.

Deixo registrado no meu diário também fatos importantes que ocorreram no Brasil e no mundo naquele dia. Como disse, gosto da ideia de estar escrevendo um "documento histórico". Você pode incluir também, se seguir minha dica do Google Keep, fotos, audios e tantos outros elementos.

Há quem chame isso de escrita terapêutica. Outros, de escrita curativa. Eu gosto de chamar de escrita de mim mesmo. Manter um diário já me salvou de inúmeras enrascadas emocionais. Já me indicou caminhos. Já me acalmou e confortou.

Sugiro que você faça o mesmo.

Comece devagar. Escreva uma frase por dia. Algo que foi mais marcante para você naquele dia. Deixe o pensamento vir à tona. Com o tempo você vai perceber o fluxo de pensamento e vai sentir que o ato de escrever se torna quase automático. Mas lembre-se: este é um texto de você para você, não precisa ser publicado e nem mostrado para ninguém. Volte de tempos em tempos e releia o que você já escreveu. Isso dá uma sensação de alívio indescritível.

Então, bora lá inciar seu diário de si mesma (o)?


Nenhum comentário:

Postar um comentário